Dia 1, 3 de abril

✏️  "A Sociologia em Portugal: Passado, Presente e Futuro"
🕑  15:30 - 16:30
📍  Auditórido do IPDJ de Faro (Link Google Maps)

Paulo Peixoto, Orador
Paulo Peixoto é Licenciado (com parte da formação realizada na Universidade Católica de Lovaina), Mestre e Doutorado pela Universidade de Coimbra. É Professor Associado com agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), integrando a linha temática “Culturas urbanas, sociabilidade e participação”. É, atualmente, presidente da Direção da Associação Portuguesa de Sociologia.

José de São José, Orador
José de São José tem formação académica em Sociologia, tendo completado o Mestrado e Doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da UL, e a licenciatura na Nova. Atualmente é Professor Auxiliar com agregação na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Atuais interesses de investigação incluem o idadismo nos cuidados de saúde e de longa duração, envelhecimento ativo e bem-sucedido, e a sexualidade nas fases avançadas da vida.

✏️  "O Papel da Sociologia na Europa"
🕑  16:50 - 17:30
📍  Auditórido do IPDJ de Faro (Link Google Maps)

Anália Torres, Oradora
Anália Torres é Doutorada em Sociologia, professora catedrática de Sociologia no ISCSP, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, fundadora e coordenadora do CIEG, Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, do ISCSP, centro de excelência da FCT. Este centro reúne investigadores e investigadoras a nível nacional de vários domínios disciplinares que investigam as temáticas do género. Foi Presidente da European Sociological Association (ESA) entre 2009 e 2011. Foi membro do painel de avaliação Institutions, values, beliefs and behaviour do European Research Council entre 2012 e 2015. No ISCSP-ULisboa, é Coordenadora da Unidade de Sociologia.

Para além da criação e lecionação de várias unidades curriculares no domínio da sociologia e da metodologia da investigação, criou vários cursos de mestrado e de pós-graduação no domínio da sociologia, da família e do género.

Foi Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) entre 2002 e 2006.

Participa ativamente em várias redes de pesquisa Europeias.

Faz parte da equipa nacional responsável pela aplicação do European Social Survey em Portugal desde o seu início, 2002.

Ocupou vários cargos na European Sociological Association e na International Sociological Association.


Dia 2, 4 de abril

✏️  "Parlamento"
🕑  11:00 - 13:00
📍  Auditório Vermelho da FEUAlg (Link Google Maps)

Nuno Almeida, Dinamizador
Nuno Almeida, licenciado em Psicologia, mestre em Psicologia Social e das Organizações e doutorando em Psicologia pela Universidade do Algarve. É atualmente Assistente Convidado na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg. Membro do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa e investigador no projeto “Abstenção Eleitoral nos Jovens: Uma Abordagem Sociocognitiva”.

✏️  "A Educação numa Perspectiva Sociológica: 50 anos depois da Revolução de Abril"
🕑  14:30 - 15:45
📍  Auditório Vermelho da FEUAlg (Link Google Maps)

David Justino, Orador
David Justino, licenciado em Economia e doutorado em Sociologia, é actualmente Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), Departamento de Sociologia. Foi Ministro da Educação entre 2002 e 2004 e Deputado à Assembleia da República entre 1999 e 2002. Publicou vários livros, entre eles “No Silêncio Todos Somos Iguais” e “Difícil é Educá-los”.


Pedro Abrantes, Orador
Pedro Abrantes, licenciado e doutorado em Sociologia, é actualmente professor auxiliar no Departamento de Ciências Sociais e Gestão da Universidade Aberta e professor convidado do Mestrado em Educação e Sociedade, do Instituto Universitário de Lisboa. Foi, entre 2016 e 2020, Técnico Especialista do Gabinete do Ministro da Educação. Publicou vários livros, entre eles “A Escola da Vida: Socialização e Biografia(s) da Classe Trabalhadora” e “Transições Incertas: Os Jovens perante o Trabalho e a Família”


João Martins, Moderador
Licenciado em Sociologia pela Universidade de Évora, doutorado em Sociologia pela NOVA FCSH e atualmente professor na Universidade do Algarve.

✏️  "A vocação pública da sociologia, públicos e a "inevitabilidade do presente""
🕑  16:30 - 18:00
📍  Auditório Vermelho da FEUAlg (Link Google Maps)

Fernando Bessa Ribeiro, Orador
Fernando Bessa Ribeiro é professor associado com agregação do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigador do CICS.Nova, polo da Universidade do Minho. É o atual diretor do departamento de Sociologia. Foi pesquisador visitante do CNPq na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo também lecionado como professor convidado em diversas universidades do Estado espanhol e do Brasil. Capitalismo e desenvolvimento, género e sexualidade são alguns dos seus principais interesses de investigação. Mais recentemente passou a trabalhar sobre questões urbanas e pobreza em Portugal. Juntamente com Manuel Carlos Silva é autor da tradução para português de uma biografia sobre Friedrich Engels de Michael Krätke.

✏️  "Factos e mitos sobre a sexualidade e género nas sociedades contemporâneas"
🕑  20:30 - 22:30
📍  Associação aeQuum (Link Google Maps)

Milene Lança, Dinamizadora
Milene Lança é licenciada e mestre em Sociologia, possuindo também um doutoramento em Turismo. É professora na licenciatura em Sociologia na FEUAlg e membro integrado no CinTurs (Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar). Atualmente encontra-se a desenvolver um pós-doutoramento em Turismo na Universidade do Algarve. Tem uma vasta experiência de investigação em temas como Sexualidade, Género, Sociologia do Turismo, Comportamento do Consumidor e Estatística, sendo estes os seus principais domínios de atuação e interesse.

Dia 3, 5 de abril

✏️  "Democracia e Economia - da manipulação às possibilidades e desafios da fusão: Os caminhos da Economia Solidária perante as ameaças atuais à Democracia"
🕑  09:30 - 10:50
📍  Auditório Vermelho da FEUAlg (Link Google Maps)

Rogério Roque Amaro, Orador
Rogério Roque Amaro é economista doutorado em “Analyse et planification du développement” pela Université des Sciences Sociales II de Grenoble (França) em 1980, é atualmente Professor Associado no ISCTE, no Departamento de Economia Política. Fundador dos mestrados em “Estudos de Desenvolvimento” e “Economia Social e Solidária”, leciona também na licenciatura de Economia.

Membro da Direção do Centro de Estudos Africanos do ISCTE e investigador no Centro de Estudos Internacionais, CEI-IUL, contribui para o mestrado de “Estudos Africanos – Desenvolvimento Económico e Social em África: Análise e Gestão”.

Com extensa experiência internacional, atua como consultor para o PNUD, OIT e Governo Regional dos Açores – Instituto de Ação Social. Presidente do Conselho Científico e sócio fundador do Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico e Diretor da Revista de Economia Solidária. Fundador de diversas organizações, como CIDEC, CESO, DINÂMIA, PROACT e membro de órgãos sociais de entidades como CIDAC e Centro de Estudos Africanos. Comendador da Ordem de Mérito em 2004, é também membro ativo em redes internacionais como RIPESS e RIUESS, além de fundador e vice-presidente da Direção da RedPES - Rede Portuguesa de Economia Solidária.


Carla Nogueira, Moderadora
Licenciada em Sociologia pela FEUALG, mestre em Economia Social e Solidária pelo ISCTE-IUL e doutorada em Sociologia pela UALG.

✏️  "Desafios do Desenvolvimento Territorial: O lugar que o mar vai passar a ocuparl"
🕑  11:15 - 13:00
📍  Auditório Vermelho da FEUAlg (Link Google Maps)

Ana Balão, Professora da UÉvora e do IPPortalegre
Ana Balão é Docente convidada da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Portalegre, onde leciona em cursos de licenciatura e mestrado. Participa na organização e comissão científica de diversos eventos científicos. Investiga e publica na área Prospectiva Estratégica, da Cooperação Intermunicipal, Redes, Desenvolvimento Local e Turismo Náutico. Esteve integrada em equipas de projetos de investigação/estudos, nomeadamente em projetos que visam a reflexão e análise em territórios de baixa densidade recorrendo à metodologia prospectiva (Escola Francesa) como “Relações de cooperação entre Municípios do Alto Alentejo: diagnóstico prospetivo, cenários e possíveis estratégias de ação” (2020) e Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico para o Concelho de Vila de Rei | 2030 (2020-2022). Integra a Comissão Instaladora do FUTUR_LAB ALENTEJO - Laboratório de Estudos do Futuro do Alentejo. No contexto académico participou em diversos projetos de co-criação que integraram a metodologia prospectiva (Escola Finlandesa), como: Community Spaces For Intergenerational Relationships (2023) e Off The Grid Moments and experience tourism (2022). Investigadora Integrada do Centro de Investigação em Saúde e Ciências Sociais e Investigadora Colaboradora do CICS.NOVA.UEvora.


Adelino V.M. Canário, Diretor do CCMAR
Adelino Canário é professor de Biologia Celular e Fisiologia Reprodutiva na Universidade do Algarve, Professor distinguido na Shanghai Ocean University, Presidente do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), Presidente do Laboratório Associado CIMAR e Presidente do GreenColab- the Green Ocean Association. Interesses de investigação incluem a fisiologia comparativa e endocrinologia dos peixes, adaptação a ambientes extremos e especiais, e o papel da biologia quimiossensorial na reprodução e comportamento. É membro do Conselho Científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, membro do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Inovação, representante nacional e Presidente no Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos, Membro do comité nacional do Polar Research e representante nacional do Scientific Committee for Antarctic Research (SCAR).


Marisa Lameiras, Diretora-Geral de Política do Mar
Marisa Lameiras é Licenciada em Engenharia Química e Mestre em Engenharia Sanitária. Exerceu funções na Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, no Gabinete do Secretário de Estado das Pescas do XXI Governo Constitucional, enquanto responsável pelo acompanhamento da política nacional da sustentabilidade, lixo marinho, energias renováveis offshore e economia circular; e no Gabinete do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, do XXII Governo Constitucional como responsável pela implementação da política nacional da Bioeconomia e pela coordenação da elaboração do Plano de Ação para a Bioeconomia Sustentável - Horizonte 2025. Iniciou funções como Diretora-Geral de Política do Mar em outubro de 2022, por nomeação do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.


Alexandra Teodósio, Vice-Reitora para a Internacionalização e Desenvolvimento Sustentável da UALG
Alexandra Teodósio é cientista marinha e professora na Universidade do Algarve há 35 anos. A sua pesquisa é desenvolvida dentro do CCMAR - Centro de Ciências do Mar, onde é coordenadora do grupo de pesquisa "Ecologia e Restauração de Habitats Fluviais, Estuarinos e Costeiros". Atualmente, é Vice-Reitora para Internacionalização e Desenvolvimento Sustentável da UAlg e Vice-Reitora para Internacionalização da Universidade Europeia dos Mares - SEA-EU. No momento, ela é PI ou Co-PI de vários projetos institucionais e de pesquisa na Europa e em África, nomeadamente no Horizon Europe - Sustainable Horizon em Universidades Europeias. Publicou mais de 140 artigos.


Susana Pescada, Moderadora
Professora auxiliar convidada da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, Licenciada em Sociologia pelo ISCTE, Mestre em Serviço Social pela Católica e Doutorada em Sociologia pela Universidade de Évora.

✏️  "A Sociologia do Turismo como Sociologia da Felicidade: Uma viagem exploratória"
🕑  14:30 - 15:30
📍  Auditório Vermelho da FEUAlg (Link Google Maps)

João Filipe Marques, Orador
João Filipe Marques é Doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e Mestre e Licenciado em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa. É Professor Associado com Agregação na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e investigador integrado do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs) onde coordena a área Turismo, Lazer e Sociedade. Ensina Ciências Sociais e Teorias Sociológicas no Ensino Superior Universitário há mais de três décadas e tem publicado nas áreas da Sociologia do Racismo, das Relações Interétnicas e da discriminação no Ensino Superior. Entre os seus interesses científicos atuais inclui-se a abordagem sociológica do Turismo e das Viagens, pelo que tem vido a ensinar, a investigar e a publicar sobre estes temas. É cocoordenador da Secção Temática «Sociologia do Turismo» da Associação Portuguesa de Sociologia. Quando não ensina nem escreve, faz vela e fotografia.

Dia 4, 6 de abril

✏️  "Dos dualismos estruturais da sociedade portuguesa às respostas políticas"
🕑  10:30 - 11:30
📍  Club Farense (Link Google Maps)

Renato do Carmo, Orador
Renato Miguel do Carmo é professor associado (com agregação) do departamento de sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa  e investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Portugal. Atualmente é diretor do Observatório das Desigualdades e participa na coordenação científica do COLABOR. Tópicos como as desigualdades socais e territoriais, o Estado social, o emprego e o mercado de trabalho, as políticas públicas, as mobilidades espaciais, e o capital social têm sido os temas principais da sua investigação e dos projetos que coordenou e coordena. Publicou nas revistas: Current Sociology, European Societies, Journal of Civil Society, Sociologia Ruralis, Time & Society, Sociological Research Online, Geoforum, Community Development, European Planning Studies, Journal of Labor and Society, entre outras. Publicou 33 livros (21 como editor e 12 como autor e coautor), cinco dos quais publicados em editoras internacionais (Bristol University Press, Berghahn, Palgrave, Springer, Annablume). Presidiu ao grupo de trabalho sobre indicadores de desigualdades sociais do Conselho Superior de Estatística - Seção permanente de estatísticas sociais (INE). Desde a finalização do doutoramento recebeu vários prémios científicos: prémio António Dornelas 2022; Prémios I&D do CIES-Iscte 2022; prémios científicos ISCTE-IUL por artigos publicados em revistas internacionais com elevado impact factor em 2011, 2015, 2016, 2019; Prémio Bartolomeu Dias, para o melhor artigo publicado em revistas nacionais (no ano de 2008) na área dos estudos regionais (Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, APDR); Prémio Especial Júri 2009, destinado a galardoar o melhor artigo da autoria de jovem investigador publicado na revista Análise Social em 2008.